quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DISCENTES DO PARFOR DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UESPI DE UNIÃO REALIZAM VISITA PRÁTICA DE CONHECIMENTO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA EMBRAPA E DO INMET.



Os discentes do curso de Geografia da UESPI do Campus de União da disciplina Climatologia realizam uma visita técnica de conhecimento das estações meteorológicas da Embrapa Meio Norte (CPAMN) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ambas instaladas em Teresina na sede da Embrapa Meio Norte. Os trabalhos de Campo foram conduzidos pelo professor da disciplina, Prof. Dr. Valdinar Bezerra dos Santos e pelo Pesquisador da Embrapa Meio Norte, Dr. César Nogueira e o Bolsista do CNPq Darlan Leão Braga. A visita teve dois momentos: O primeiro, César Nogueira e Darlan por meio de palestra mostraram as ações da Embrapa Meio Norte e a organização, o funcionamento e a estrutura de todos os instrumentos meteorológicos existente em uma estação meteorológica sinótica e agrometeorológica convencional e automática. No segundo momento, os discentes conheceram duas estações meteorológicas, uma convencional e outra automática da Embrapa Meio Norte e do INMET. Uma estação meteorológica apresenta os mais diversos instrumentos meteorológicos, onde é possível obtenção de informações sobre temperatura do ar, umidade relativa, radiação solar,  precipitações pluviométricas,  velocidade média do vento, etc, considerados elementos importantes para a previsão do tempo e avaliação do clima de uma determinada região.
César Nogueira parabenizou a UESPI e ao PARFOR pela iniciativa na formação dos professores da rede Estadual e municipal dos municípios de União e Monte Alegre. Enfatizou ainda o pesquisador que a Embrapa Meio Norte está de portas abertas para receber futuramente os discentes das escolas onde os professores ministram suas aulas e que os estudantes vivenciando na prática, os assuntos podem ser mais bem compreendido. 
Para Prof. Valdinar Bezerra, A aula de campo da disciplina Climatologia atingiu seus objetivos e reforçou os entendimentos dos fenômenos climáticos e meteorológicos ocorrentes na superfície terrestre vistos em sala de aula. A aula de campo é uma ferramenta de essencial importância para o professor de Geografia, pois o professor percebe os fenômenos com que deseja trabalhar futuramente em sala de aula com seus discentes. Além disso, a prática de campo em Geografia propicia uma orientação de “não ficar preso” à sala-de-aula, e sim, fomentar a prática do olhar geográfico.

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