segunda-feira, 25 de julho de 2011

PRÁTICA EM MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (MIP) NA ESPECIALIZAÇÃO EM FITOTECNIA

A turma de Especialização em fitotecnia realizou aula prática na fazenda FRUTAN BRAZIL, Dia 24 de julho de 2011, no municipio de José de Freitas (PI).


A fazenda foi referência internacional em exportação de frutas, tendo como  principal produto de exportação o limão Tahiti. A área plantada de limão correnpondia a 480 ha e mais 150 ha de manga (variedades: Keit, Kent, Palmer, Tommy Atkins, Haden  e Van Deick) , porém a  exportação de manga  diminuiu  apartir do ano de 2001, e tinha como seu principal mercado os Estados Unidos. O limão Tahiti era exportado para europa apartir do selo de exportação Europe GAP e serviu de base para a o processo de Produção Integrada de Frutas Citrus (PIF Citrus) no Brasil.
Os alunos do curso tiveram a oportunidade de praticar técnicas de monitoramento de pragas e poderam reconher algumas pragas na culturas do limão tahiti e manga. Ainda tiveram a oportunidade de observar o Packing House (Setor de embalagem da fazenda).


A técnica MIP consiste em metodologia de monitamento de pragas onde a tomada de decisão de controle da praga é baseada em informações sobre o nivel de dano e conhecimento dos inimigos naturais da praga e do meio ambiente.
Este tipo de manejo tem como principal vantagem a combinação de métodos de controle e a utilização de defensivos agricolas baseado em parâmetros pré-estabelecidos, refletindo em uma econômia para o produtor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário