sábado, 25 de junho de 2011

UESPI DE UNIÃO COMEMORA DIA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO


        Dias 18 e 19 de abril de 2011 foram realizadas visitas técnicas e ciclo de palestras  em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, 15 de abril.
       Dia 18 foi realizada visita técnica com a participação de alunos da especialização em fitotecnia do curso de Agronomia e membros da comunidade ao projeto Roça sem Fogo no assentamento Joaquim Lino no município de União. “O projeto Roça sem Fogo foi idealizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de União (SEAMA) e consiste na adoção de técnicas que excluem o uso do fogo no processo de preparo do solo e usa técnicas de conservação do solo”, afirma Antônio José Pereira Ferreira assessor técnico da SEAMA.

           
           Os objetivos do sistema de cultivo da “Roça sem Fogo” são trabalhar o roçado sem fogo como área agroecologia de cultivo permanente; utilizar técnicas de preparo do roçado, sem o uso do fogo; capacitar os agricultores para adoção de práticas e princípio agroecológico no cultivo do roçado, preservando assim a fertilidade do solo. Este projeto tem o assessoramento técnico e científico de professores e alunos do curso de Agronomia do campus de União.
       No mesmo dia foi realizada visita a área de uso intensivo de solo, com processo de acidificação, erosão e perda de fertilidade, no assentamento Santa Maria, também em União, onde professores do curso de Agronomia e técnicos da SEAMA fizeram diagnósticos e apresentaram soluções para a resolução dos problemas.
      No dia 19 foi realizado ciclo de palestras com os temas: Processos de formação e degradação do Solo (Palestrante: Profº M.Sc. Gilson Lages Fortes Portela); Técnicas de Conservação do Solo (Palestrante: Profº M.Sc. Fabrício Napoleão Andrade), A Vida no Solo (Palestrante: Profº M.Sc. Jean Kelson da Silva Paz) e Roça Sem Fogo (Palestrante: Antônio José Pereira Ferreira – assessor técnico da SEAMA). As palestras foram realizadas com o apoio da Prefeitura Municipal de União, no auditório do Centro Cultural da cidade. O evento contou grande participação de estudantes, agricultores e membros da comunidade.
       “O evento foi importante por levantar a problemática da preservação dos solos, visto que hoje os solos realmente agricultáveis estão sujeitos a processos que muitas vezes tornam-se dispendiosos e inviáveis para sua recuperação, então o mais lógico é preservá-los. A UESPI tem como finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão, desta forma este evento vem de encontro a essa finalidade e certamente vai ser incluído no calendário anual de atividades acadêmicas deste campus”, afirmou Jean Kelson da Silva Paz, diretor do campus da UESPI de União.


Nenhum comentário:

Postar um comentário